quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campanha de preservação de pássaros em Fortuna de Minas.

Por ELVIS GOMES
elvis.gommes@gmail.com

Daqui a dois ou três anos, o céu de Fortuna de Minas não será mais o mesmo. Foi com este pensamento que o funcionário público dos Correios Washington Moreira Filho, decidiu reunir, no segundo semestre do ano passado, alguns amigos interessados na preservação dos pássaros silvestres da cidade e criou a Associação dos Amigos da Fauna de Fortuna de Minas. O primeiro (e mais importante) trabalho da associação foi criar uma campanha visando à soltura dos pássaros, principalmente dos canários-chapinha, comuns na região. "Antigamente, o céu da cidade era cheio de pássaros de várias espécies. O que pretendemos com esta campanha é que os pássaros voltem a tornar nossa cidade mais bela novamente. Meu sonho é ver a praça central de Fortuna repleta de pássaros", conta Washington.

LIBERDADEDepois de realizar palestras nas escolas de Fortuna de Minas, com o apoio do IBAMA e da Polícia Florestal, e de espalhar cartazes e panfletos sobre a campanha por toda a cidade, a associação partiu, em outubro do ano passado, para a segunda etapa do seu projeto: iniciar a soltura dos pássaros. "Nós conseguimos conscientizar a população inteira da cidade", esclarece Washington.Desta forma, a própria população se encarregou de denunciar os moradores que mantinham pássaros presos em gaiolas. Em vez de multar os moradores, a Polícia orientou-os a soltar as aves. Para que os pássaros continuassem em Fortuna de Minas, diversos alimentadores foram colocados em pontos estratégicos da cidade.A campanha foi destaque na edição do último dia 17 de maio do Jornal Nacional, da Rede Globo. "Depois da divulgação da campanha, pessoas de outras cidades vieram soltar pássaros aqui em Fortuna", comenta Washington.

RESULTADOSCom a participação da comunidade, os primeiros resultados começam a aparecer depois de quase um ano de campanha. Segundo Washington, já pode ser observada uma quantidade maior de pássaros voando no céu de Fortuna de Minas. "Ainda são poucos, mas eles já começam a aparecer. Nós fazemos um acompanhamento técnico para saber onde estão os pássaros e como eles estão se reproduzindo. Nosso projeto só vai ter o resultado que esperamos daqui a dois ou três anos", garante ele. O meio ambiente, com certeza, agradece.

Jornal Minas em Foco, 28 de agosto de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário